1 de março de 2010

Lição tecnológica: Como salvar documentos do Sia-Apm em formato Pdf

OBS: Este post foge (pouco) do assunto do blog, mas trata de uma questão de utilidade pública (assim espero), pelo menos entre historiador@s e demais interessad@s em documentos.

Quem também acha um #$%&%%$#¨ ter que ler na tela (ou pior, transcrever da tela pro papel como eu costumava fazer) os documentos do SIA-APM levanta a mão!

Pois não é que eu descobri um jeito de passar os documentos para pdf, compartilhar e imprimir à vontade? Você me diz: "ah, mas dá pra clicar naquele botão 'Gerar PDF' no próprio SIA-APM, isso não é nenhuma novidade". Mas o fato é que eu nunca consegui gerar um PDF clicando naquele botão, e mesmo que conseguisse ficaria com aquele cabeçalho e rodapé horrorosos em todas as páginas... Então, se você é um@ perfeccionist@ compulsiv@ como eu (ou compartilhador@ compulsiv@, também como eu, rs), lá vai o passo-a-passo:


1. Você vai precisar dos programas CutePDF Writer e PDF Split & Merge (requer Java atualizado para funcionar).


2. Depois de instalados os programas, acesse a página do documento desejado. Abaixo do documento, clique no botão Imprimir:



3. Quando abrir a caixa de diálogo Imprimir, selecione CutePDF Writer no campo Selecionar Impressora e clique no botão Imprimir:




4.  Pode aparecer uma janelinha de alerta com o aviso "Imprimindo...", é só clicar em Ok. O CutePDF Writer vai abrir uma janelinha de "Salvar como". É só escolher uma pasta, dar um nome ao arquivo (eu sugiro usar como nome o número da página) e salvar normalmente. Se o documento desejado tiver mais de uma página, você precisará repetir esse procedimento para cada uma delas (requer paciência, eu sei).




5. Agora você tem um arquivo PDF para cada página de documento e isso é muito chato, certo? Resolva isso abrindo o PDF Split & Merge (pode demorar um pouquinho a carregar, dependendo do computador). Com a opção Concatenar/Extrair selecionada, clique em Adicionar e adicione os arquivos referentes a todas as páginas que você quer juntar. Certifique-se de que eles estão na ordem certa. Clique em Navegar e escolha uma pasta e um nome para o arquivo PDF resultante (o nome do documento, por exemplo). Agora é só clicar em Extrair e pronto! Esse programa tem outras "1001 utilidades", vale a pena conferir.



Quem deixar um comentário dizendo que já sabia fazer isso morre, hein? (Brincadeirinha)

1 comentários:

Igor Néfer disse...

Trabalhei no APM e nem sabia disso...

Mas se vc descobrir como faz isso no arquivo online da torre do tombo ( se é que isso é possivel), me fala!!!