22 de março de 2010

Primeira aula na Fae: Paixão e Burocracia


E eis que eu finalmente venci toda a minha preguiça e resistência e no último dia 16 tive a minha primeira aula de "Prática de Ensino de História" na FAE-UFMG!

Como o professor da minha turma precisava resolver algumas pendências (ele é recém-concursado e ainda estava se desligando da outra instituição em que trabalhava), fomos instruídos por ele a assistir a aula da outra turma. Enquanto o outro professor falava sobre educação, sobre ensinar, sobre ser professor, sobre a necessidade de constantemente aprendermos, eu me lembrei do quanto eu me envolvi, na minha graduação em Filosofia (lá se vão uns 5 anos), com a área de Ensino, do quanto ela me envolveu, do quanto me apaixonei, me dediquei, estudei, discuti, participei, ajudei até a criar e organizar eventos... Tanto que a minha monografia foi sobre Filosofia da Educação e a única comunicação que apresentei na vida (aliás, tenho que mudar isso!) foi sobre Educação.

Senti aquela saudade gostosa e com um sorriso de satisfação pensei "Por que diabos eu criei tanta resistência com a área de Ensino aqui na História?". Quero dizer, a única disciplina propriamente relacionada a Ensino de História que eu cursei ("Prática de Ensino III", Prof. Luiz Carlos Villalta) foi deliciosamente engrandecedora e me deixou muito realizada. Mas o fato é que eu movi mundos e fundos para conseguir ser dispensada das outras duas disciplinas de "Prática" a serem cursadas na FAFICH e de praticamente todas as disciplinas pedagógicas, a serem cursadas na FAE. E a "Prática de Ensino de História", da qual eu não consegui fugir por ser justamente a que envolve o bendito "Estágio Curricular Obrigatório", eu deixei pro meu último semestre de faculdade. Último mesmo: não falta nenhuma disciplina a cursar a não ser a tal da "Prática" da FAE. Eu poderia estar formada se não tivesse procrastinado tanto, mas não gosto de pensar nisso (mesmo porque "Inês já é morta", né?).

Mas o fato é que o tema "por que eu criei tanta resistência em relação a uma área com a qual eu tinha tanta afinidade" vai acabar ficando pra outro post. Primeiro porque eu realmente ainda não sei responder a essa pergunta, e segundo porque logo sobreveio o segundo membro desse casal que pelo visto vai me acompanhar até o fim do semestre: a burocracia!

Não estou reclamando, mesmo porque o que está por trás de toda essa papelada a ser impressa, assinada em 58 vias, reassinada e arquivada 5 vezes é a luta por uma formação de qualidade para os professores desse país. E eu bem que me lembro da briga que foi lá na PUC pra que entendessem, por exemplo, que o seguro obrigatório não é uma "gracinha", mas faz muita diferença na vida do estagiário que vai à escola. Vamos lembrar que não são tod@s @s licenciand@s que têm Unimed e fazem estágio no Loyola. Mas é bom respirar fundo e reunir toda a paciência possível pra resolver de uma vez essa "pendenga".

Entonces, se por um acaso algum coleguinha que ainda está perdid@ estiver lendo isso aqui, seguem as Orientações sobre Estágios Curriculares Obrigatórios, direto do site da FAE-UFMG:


Caro aluno:

Você não poderá iniciar o seu estágio antes da entrega dos documentos à Central e ao Campo de Estágio, em razão da cobertura do seguro. A documentação necessária do seu estágio curricular obrigatório é composta por 04 documentos que deverão ser retirados dos links na página da Central de Estágios, do site da FaE (www.fae.ufmg.br) e entregues à Central de Estágios. São eles:

Entregar à Central antes de iniciar o estágio (baixe aqui os 2 documentos):
1. Termo de Compromisso
2. Plano Geral de Estágio a ser impresso no verso do Termo, onde também constará um único campo de assinaturas, que valerá para o dois documentos: o Termo e o Plano;

Conforme acertado com os professores, o aluno que não entregar os dois primeiros documentos antes de iniciar o estágio e os dois últimos ao final do estágio poderá ter comprometida a sua nota final.

O Termo de Compromisso e o Plano Geral de Estágio deverão ser assinados primeiro pelo Professor Orientador e o aluno e, por último, pela diretoria do Campo de Estágio, que já poderá receber a via da escola no ato da assinatura.

Entregar à Central no final do estágio (baixe aqui os 2 documentos):
3. Atestado de Conclusão de Estágio;
4. Avaliação do estagiário: a ser impressa no verso da via do Atestado de Conclusão que será entregue à Central.
(Baixe também o Parecer do Professor Orientador)



1. Termo de Compromisso de Estágio é o contrato que estabelece o vínculo entre as 03 partes. Todos os campos em branco devem ser digitados. A carga horária no Campo de Estágio não pode deixar de ser mencionada, visto que o seguro dá cobertura durante o período em que o estagiário estiver fora da FaE. O Professor Orientador (da disciplina) é quem determinará essa carga horária;

Plano Geral de Estágio é padrão para todas as disciplinas de Estágio Obrigatório. Nele constam local, data e campo de assinaturas. A data deve ser a do 1º dia do estágio. Essa informação é imprescindível para a cobertura do seguro. Esse Plano deverá ser impresso no verso do Termo e entregue à Central de Estágios antes do inicio do estágio. Será assinado em 03 (três) vias: 01 para Campo de Estágio, 01 para Central de Estágios, 01 para você. Não poderá ser apresentada à Central de Estágios e ao Campo de Estágio via cuja assinatura seja cópia xérox.



2. Atestado de Conclusão de Estágio: é a avaliação que o Professor Supervisor faz do estagiário. Terminado o estágio, você deverá preencher todos os campos, deixando em branco os campos que serão marcados e preenchidos pelo professor.  Será assinado em 02 (duas) vias: 01 para a Central de Estágios, 01 para você. A entrega se dará logo após o término do estágio.

Atenção: Colha as assinaturas antes de finalizar suas atividades, para que você não tenha que retornar à escola só para isso.

Avaliação de Estágio: é feita pelo aluno sobre o Campo de Estágio no final das atividades, em 01 via. Imprima-a no verso da via do Atestado de Conclusão de Estágio que será entregue à Central de Estágios.



Atenção: O estágio só poderá ser realizado em instituições regulares de ensino básico (infantil, fundamental e médio). Está disponível na página da Central lista de escolas conveniadas: Firmados pela FaE ou Firmados pela Pró-Reitoria de Graduação. A UFMG está dispensada da obrigatoriedade de firmar convênios, que só serão feitos se a escola, órgão ou instituição assim o exigir.

1 comentários:

Júlia disse...

Gostei do seu post. Se bem que eu já fiz prática de ensino em 2008 e não passei por essa reformulação de currículo no curso!
Eu também sempre tive afinidade com educação, mas sempre criei uma resistência interna e não sei bem pq. Mas é fato que agora fiz as pazes e me assumi enquanto professora e "pesquisadora" do Ensino de História. Eu acho que no meu caso essa resistência foi um pouco decorrente do próprio curso, da postura dos professores na faculdade, da postura de alguns alunos de menosprezo mesmo pelo ensino, pela pesquisa em ensino e principalmente pela FAE. Mas agora me encontrei nessa área e não poderia estar mais satisfeita!

beijoss!