20 de abril de 2010

Professor@? Sim. Pesquisador@? Também!


Se você faz/já fez algum curso de Licenciatura, já deve ter ouvido uma série de comentários que @ deixaram indignad@, estou certa? Compartilho algumas das pérolas que já escutei por aí:

- Ah, sim, você vai dar aula. Então você não quer pesquisar?
- Mas quem faz Licenciatura pode tentar Mestrado?
- Você tá trabalhando em Arquivo? Mas você mudou pro Bacharelado?

Sem querer chover no molhado sobre o tema (afinal, se você está lendo este blog é porque tem pelo menos uma vaga ideia de todo o trabalho de pesquisa que está por trás da atividade de ensinar), o fato é que eu quero ser uma profissional completa, e sei que não estou sozinha nisso. Como indivídu@s pensantes, tod@s nós temos capacidade para desempenhar as mais diversas funções envolvidas no "fazer História", basta botar a mão na massa. Mas também é fato que, assim como pra dar aula não basta "apertar o play" e sair falando, a entrada no mundo da pesquisa acadêmica tem deixado muitas pessoas que conheço bastante perdidas. Como eu tive a oportunidade, durante a(s) graduação(ões) e enquanto cursava as disciplinas da especialização, de conhecer excelentes materiais e receber dicas de profissionais de alto nível, resolvi criar esta seção aqui no blog (mas não se enganem achando que eu virei algum tipo de expert; eu ainda estou perdida, rs). O foco será a pesquisa em História, eventualmente com alguns materiais sobre pesquisa em Filosofia. Espero que seja útil para vocês, querid@s leitores!

O Arsenal

Antes do post propriamente dito, gostaria de recomendar alguns materiais que considero fundamentais (me ajudaram bastante, pelo menos) pra quem quer montar um Projeto de Pesquisa em História, mas ainda está perdid@:

O Campo da História
n/a
Fontes Históricas
n/a


A Construção do Projeto de Pesquisa

Passo 1: Tema, Problema, Objetivo Geral, Objetivos Específicos

O resultado do Passo 1 não é um documento oficial, mas será de grande utilidade como referência futura para @ pesquisador@ e como o início do diálogo com @ orientador@.

Os exemplos eventualmente mencionados foram retirados da primeira ideia que tive para o meu TCC da especialização em História e Cultura de Minas Gerais, que estou cursando no PREPES/PUC-Minas. Já mexi tanto no projeto que ele acabou ficando bastante diferente, então não vejo problema em postar as primeiras tentativas aqui. Confio no bom senso dos leitor@s para utilizá-los efetivamente como exemplos e não simplesmente dar Ctrl+C Ctrl+V e usar como projeto próprio, mesmo porque licenciei todo este texto em Creative Commons e tenho como provar que fui eu que escrevi, mas você já tinha entendido isso, não é mesmo? ;o)



Tema = O que/onde/quando
Ex.: Quilombos e resistência escrava nas Minas do século XVIII (título provisório).
Note que o Tema é apenas uma referência do que você pretende pesquisar; ele não se transformará, necessariamente, no título do trabalho final. Para enfatizar isso, você pode adicionar a observação "título provisório", entre parênteses, como eu fiz acima.

Problema
Aqui você deverá explicar brevemente (em um ou dois parágrafos) por que o tema acima é interessante como objeto de pesquisa. Esse texto será, mais tarde, o ponto de partida para a redação da Introdução e da Justificativa do seu projeto.

Objetivos
1- Objetivo Geral = O que se pretende fazer? A partir de que diálogos?
A parte dos Objetivos (Geral e Específicos) entrará de fato no projeto, mas nesse primeiro momento basta uma indicação preliminar, que você pode aperfeiçoar depois.

Ex. 1: "Pretende-se realizar um estudo da quilombagem e de outras manifestações sociopolíticas da população escrava da região das Minas durante o século XVIII, procurando debater as categorias de resistência escrava e negação da ordem escravista e conciliar esta última interpretação e a de que a quilombagem e outros fenômenos correlatos teriam agido como prolongadores do sistema escravista no tempo, na medida em que propiciaram uma espécie de 'válvula de escape' às suas tensões e contradições internas".
Ex. 2: "Pretende-se discutir as relações entre os quilombos nas Minas do século XVIII e o sistema colonial escravista, problematizando as já consagradas abordagens de Carlos Magno Guimarães e Donald Ramos".

2- Objetivos Específicos
Como o próprio nome indica, os objetivos específicos estabelecem mais detalhadamente o que você pretende fazer na sua pesquisa. Geralmente em número de 3 (ou por volta disso), referem-se a partes específicas do problema através de verbos de comando. Se bem estabelecidos, podem se transformar nos pontos de partida para os capítulos/partes do trabalho final.

Ex. 1:
  1. Apresentar as formas que assimui a resistência escrava na região das Minas no século XVIII.
  2. Identificar e caracterizar as principais correntes historiográficas explicativas desses fenômenos.
  3. Analisar a aproximação entre essas correntes explicativas, buscando conciliar interpretações aparentemente contraditórias. 
Ex. 2:
  1. Analisar a dissertação "A negação da ordem escravista: quilombos em minas Gerais no século XVIII", de Carlos Magno Guimarães.
  2. Analisar o artigo "O quilombo e o sistema escravista em Minas Gerais do século XVIII", de Donald Ramos.
  3. Comparar e problematizar as propostas explicativas dos dois autores.

Veja aqui a "Lista Geral de Verbos para Formulação de Objetivos", fornecida pelo prof. Carlos Evangelista Veriano (PUC-Minas).

Parece pouco, mas só essa fase dá um bocado de trabalho... De qualquer forma, o documento que você produzirá nessa fase, como eu já disse, será objeto de constantes revisões e reformulações, então não se preocupe se por agora ele parecer muito "cru".

Em breve o Passo 2 e mais dicas!




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1 comentários:

Anônimo disse...

Algo me diz que isso me será bem útil... =D