24 de abril de 2010

Prova Comentada: História no Vestibular UFMG 2010 (1ª Etapa)


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Sempre que eu encerrar um assunto com a M., ela receberá, além das leituras complementares  (leia-se: todos os capítulos de bons livros didáticos que eu achar pela frente, rs), dois tipos de exercícios. O primeiro é o bom e velho estudo dirigido, que eu não pretendo abandonar, como estratégia de verificação de leitura e organização das ideias contidas em cada texto. O segundo é um apanhado de questões de vestibular, fechadas e abertas, sobre aquele tema de ensino. Nas questões fechadas, ela será estimulada, além de marcar a alternativa correta(!), a justificar a sua resposta, explicando por que aquela alternativa é a correta e, quando possível, por que as demais estão erradas. No caso de dúvidas, ela deverá recorrer às leituras; se as dúvidas persistirem, ela poderá trazer na próxima aula.

A ideia é que agora ela estude por assunto, se aprofundando o máximo que for possível em cada tema do Programa; na fase de revisão (últimos meses antes da prova), todo o conteúdo será sistematizado e fixado (a famosa fase dos "esquemas", "resumos", "mapas conceituais" etc) e as provas dos últimos vestibulares serão refeitas não por tema, mas cada prova individualmente, com contagem de tempo. Bom, falarei mais disso depois, por enquanto fico com as sugestões metodológicas de vocês ;o).

O fato é que se eu pretendo usar as questões de vestibular como exercícios, eu preciso não só refazê-las, mas estudá-las e montar "gabaritos" para elas. É o que eu começo a fazer agora, se possível com a ajuda d@s querid@s leitor@s (pidona, eu? Imagina!).

Começo pela última prova, para a qual ainda não foi publicado o famigerado caderninho com as provas resolvidas e comentadas da Editora UFMG. Contaremos, então, até novembro(?), apenas com os meus (des)conhecimentos. Mãos à obra!



Prova Comentada: História no Vestibular UFMG 2010 (1ª Etapa)

QUESTÃO 25
Leia este trecho do documento:

1 Eu el-rei faço saber a vós [...] fidalgo de minha casa que vendo eu
quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e
povoações das terras do Brasil e dar ordem e maneira com que melhor e
seguramente se possam ir povoando para exaltamento da nossa santa fé
e proveito de meus reinos e senhorios e dos naturais deles ordenei ora de
mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em
um lugar conveniente para daí se dar favor e ajuda às outras povoações
e se ministrar justiça e prover nas coisas que cumprirem a meus serviços
e aos negócios de minha fazenda e a bem das partes [...]

É CORRETO afirmar que, nesse trecho de documento, se faz referência


A) à criação do Governo Geral, com sede na Bahia.
B) à implantação do Vice-Reinado no Rio de Janeiro.
C) à implementação da Capitania-sede em São Vicente.
D) ao estabelecimento de Capitanias Hereditárias, no nordeste.

Comentário: Ao resolver a questão, o que me atraiu para a alternativa A foi o trecho entre as linhas 7 e 9 (a numeração não consta da prova, fiz para facilitar o comentário), que descreve as atribuições do órgão que está sendo criado: "para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça e prover nas coisas que cumprirem a meus serviços e aos negócios de minha fazenda e a bem das partes".

Apesar de poder parecer, à primeira vista, uma questão de "decoreba", acredito que o que estava mesmo por trás dessa questão não era o acontecimento em si, mas a compreensão das principais instituições da administração colonial e de suas respectivas funções. Vejamos, mais pro fim do ano, o que o caderninho comentado dirá sobre isso.

A alternativa D foi facilmente eliminada, já que o trecho nas linhas 2 e 3 indica que as capitanias já estavam criadas quando da redação do documento: "conservar e enobrecer as capitanias e povoações das terras do Brasil".

Note que o documento não veio acompanhado de nenhuma referência, o que eu tendo a considerar uma falha na elaboração da questão. Claro, não precisa entregar de mão beijada a resposta da questão (como, aliás, já aconteceu em uma questão da 2ª etapa que mostrarei aqui futuramente), mas será que não era mesmo possível fornecer nenhuma referência? Pelo menos o autor, a data... Talvez fosse uma forma de levar o candidato a articular ainda mais informações. Bom, essa é a minha opinião, não sei o que @s leitor@s terão a dizer sobre isso.

Considerei esta questão como sendo de dificuldade média.

QUESTÃO 26
Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que

A) a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
B) a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
C) a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
D) o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa.


Comentário: Não sei quanto a vocês, mas muitas vezes eu acho redundante justificar a resposta nas questões em que se pede a alternativa incorreta. Nesta questão, especificamente, me faltam palavras: "despovoamento das cidades europeias"? Mesmo? Mais uma vez, vou esperar pra ver o que o caderninho comentado diz sobre essa questão.

Considerei esta questão como fácil.


QUESTÃO 27
O século XVIII foi palco de uma série de movimentos e sedições, nos quais, em diferentes graus e a partir de diferentes estratégias, os vassalos da América Portuguesa procuraram redefinir o formato de suas relações com a Coroa Portuguesa.

Considerando-se esse contexto, é CORRETO afirmar que

A) a revolta de Filipe dos Santos, em Minas Gerais, na primeira metade desse século, reforçou os mecanismos de controle sobre os vassalos.
B) a revolta do Vintém e a do Quebra-quilos, na segunda metade desse século, ao desafiarem a Coroa, colocaram em crise a sede do Vice-Reinado.
C) a revolta dos Távora procurou estabelecer novos limites para a cobrança do Subsídio Literário, destinado à educação dos vassalos.
D) os conflitos entre paulistas e emboabas, nas Minas Gerais, levaram à instalação das casas de fundição nessa Capitania.


Comentário: Esta foi uma questão que, confesso, me colocou diante da minha própria ignorância! Só consegui marcar a alternativa A porque tinha muita certeza de que ela estava correta e a D errada, mesmo não fazendo ideia do que fossem os conflitos mencionados nas alternativas B e C. De acordo com o nosso professor Luiz Villalta, não foi ele quem fez "uma sacanagem dessas" (espero que ele não fique bravo por eu ter colocado isso aqui!).

Deve haver maneiras mais interessantes de abordar os conflitos do período colonial, não? E será mesmo que esse excesso de detalhes ("revolta dos Távora", p.ex.) é relevante para o Ensino Médio? Penso principalmente naquel@s candidat@s para os quais a área de Humanidades não é específica...

Reforço que acredito sim que elevar a dificuldade das questões do vestibular é uma forma de pressionar por uma melhoria na qualidade do ensino nas insituições de Educação Básica, mas será que o caminho para elevar a dificuldade é mesmo esse?

Considerei esta questão como difícil.



QUESTÃO 28
Analise estas duas imagens:



Relacionando-se essas imagens à crise da ordem imperial brasileira, é CORRETO afirmar que elas expressam

A) a força dos ideais contrários à abolição da escravidão e à república, que retardou a crise da ordem imperial brasileira após a Guerra do Paraguai.
B) a fusão dos ideais monárquicos e republicanos, o que ajudou a acelerar a abolição da escravidão no final do século XIX.
C) o militarismo predominante no Império do Brasil, indicado pela presença marcante dos militares - inclusive o próprio Imperador - no poder.
D) os efeitos da Guerra do Paraguai sobre a ordem imperial e a crescente influência do republicanismo no cenário político brasileiro.


Comentário: Eu já disse que adoro a maioria das questões que envolvem análise iconográfica? \o/

Como nenhuma das imagens veio referenciada (o que, neste caso, não julgo que seja um problema), @ candidat@ teria que chegar à resposta considerando apenas os elementos internos a cada imagem. O que elas podem nos dizer?

A imagem da esquerda retrata um militar (não nos interessa quem, a princípio) com uma expressão de reflexão, observando uma coroa "vestida" com o barrete frígio -> nesse ponto a M. ficou emocionada: o professor dela mostrou a questão em sala de aula e ela soube resolver porque, no ano passado, quando estudamos a Revolução Francesa, eu expliquei pra ela a simbologia do barrete frígio. Long story short, o barrete frígio foi adotado pelos revolucionários franceses e acabou se tornando um forte símbolo do republicanismo. A chave aqui, acredito, era a compreensão dessa simbologia. A imagem, em resumo, retrata a chamada Questão Militar ("efeito da Guerra do Paraguai sobre a ordem imperial") e "a crescente influência do republicanismo no cenário político brasileiro".

A imagem da direita requer um pouco mais de atenção. Um homem (negro?) observa um escravo sendo açoitado no tronco, essa é a parte fácil de se perceber. É atentando para o fato de que esse homem que observa está fardado que nos remetemos à campanha dos Voluntários da Pátria e de sua influência sobre a questão do escravismo no Império. Assim, a imagem reforça a resposta "os efeitos da Guerra do Paraguai sobre a ordem imperial".

Sobre as outras alternativas, vou apenas destacar rapidamente o que julguei mais obviamente incorreto: "a força dos ideais contrários à abolição da escravidão e à república" definitivamente não é o que aparece nas imagens; "a fusão dos ideais monárquicos e republicanos, o que ajudou a acelerar a abolição da escravidão no final do século XIX", que poderia advir de uma interpretação apressada das imagens, não faz o menor sentido do ponto de vista histórico; e "o militarismo predominante no Império do Brasil", além de não me parecer uma alternativa totalmente correta, não é suficiente para explicar a crise da ordem imperial.

Considerei esta questão como fácil/de dificuldade média (ainda estou um pouco indecisa, rs).


QUESTÃO 29
Considerando-se as intervenções do Imperialismo europeu na Ásia durante os séculos XIX e XX, é CORRETO afirmar que

A) a Austrália se lançou com voracidade à conquista de territórios vizinhos à Oceania, com vistas a fortalecer sua posição de colônia recém-liberta (1905).
B) a conquista da Coréia foi uma das expressões do Imperialismo japonês, ocupação que, iniciada em 1910, abriu caminho à posterior invasão da China.
C) o Império Chinês foi extinto e, em seu território, surgiram várias colônias europeias, como desdobramentos da intervenção estrangeira na Revolta dos Boxer de 1911.
D) os ingleses ocuparam e colonizaram a Indochina, na última década do século XIX, para garantir a segurança de suas possessões na Indonésia.


Comentário: Um beijo na ponta do nariz pra quem reparar o porquê de esta questão ter sido anulada ;o).

Confesso que fui atraída para a alternativa B (que era a resposta correta de acordo com o primeiro gabarito) simplesmente porque foi a única que me soou familiar (= chute, que vergonha!). Fiquei tão zonza que inicialmente nem reparei, como fizeram alguns colegas, que a alternativa considerada correta não mencionava um episódio do imperialismo europeu, como pedia o enunciado, o que pode ter confundido os candidatos, atraindo-os para outras alternativas.

Mesmo desconsiderando o erro na elaboração da questão, considerei esta questão como difícil. Resta saber se foi por uma ignorância pessoal na área da História Contemporânea.


QUESTÃO 30
Leia estes versos:

Mataram-nos à traição quando dormiam,
E foram companheiros que os mataram
Não foi a guerra, foi o crime que os matou
Dormiam no quartel, de madrugada,
Mas a seu lado,
Em sinistra vigília,
Companheiros sem alma conspiravam,
Sem alma porque a tinham vendido
Ao estrangeiro de vestes vermelhas....
Eram os filhos malditos de Caim.
MAUL, Carlos. “Toque de Silêncio”.

É CORRETO afirmar que, nesses versos, o autor faz referência

A) à insurreição de novembro de 1935.
B) à Revolução Constitucionalista de 1932.
C) à Revolução de Outubro de 1930.
D) ao golpe civil-militar de 1964.


Comentário: Este é um dos casos em que, após indicar por que escolhi a alternativa correta, me parece redundante apontar a incorreção das outras. Os trechos que me levaram à escolha da alternativa A foram, principalmente, as referências a "traição quando dormiam" e às almas vendidas "ao estrangeiro de vestes vermelhas".

Aos que apressadamente se sentiram atraíd@s pela alternativa D, enfatizo apenas que, no poema, os sujeitos da ação são retratados como partidários, e não contrários ao comunismo. Sem contar que a influência estrangeira me parece bem mais direta no caso da insurreição de 1935.

Além dos meus parabéns pelo uso dos termos "insurreição" e "golpe civil-militar", destaco apenas que a Insurreição de 1935 me parece pouquíssimo trabalhada no Ensino Médio, e, quando é abordada, recebe a nomenclatura infelizmente consagrada de "Intentona Comunista".

Por ser um assunto pouco abordado no Ensino Médio, considerei esta questão como de dificuldade média/difícil. Neste caso, porém, acredito que possa ser um bom estímulo para que alguns episódios da história do Brasil sejam mais/melhor trabalhados em sala de aula.


QUESTÃO 31
Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King.

Considerando-se esse movimento, é INCORRETO afirmar que

A) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacíficas, com as leis de segregação.
B) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “I have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País.
C) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos.
D) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.


Comentário: Esta eu errei quando fiz ;o(. Fui atraída para a alternativa C porque pensei na consagrada distinção que se faz entre os métodos e propostas de Luther King e Malcom X. Vou ali estudar mais um pouquinho pra refazer o comentário da questão.

Por hora, digo apenas que considerei esta questão como difícil, mas parabenizo a opção da UFMG por buscar abordar a história mais recente (o que, para alguns, é prerrogativa apenas da Geografia).


QUESTÃO 32
Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.

Considerando-se a chamada Crise do Petróleo de 1973 e seus impactos, é INCORRETO afirmar que

A) a origem da crise foi o embargo da OPEP à exportação de petróleo, cuja intenção era a de pressionar pela desocupação do Canal de Suez.
B) essa crise é um dos fatores que explicam a recessão econômica e o aumento do desemprego nos países centrais, em meados da década de 1970.
C) o incremento nos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares.
D) os países prejudicados pela encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas.


Comentário: Poxa, essa vai ser difícil de comentar porque, além de ser um assunto que eu não domino, eu acidentalmente vi a resposta certa antes de tentar responder, e não lembro do que tinha marcado na primeira vez que fiz a prova. Mais uma vez, vou ali estudar e depois comento melhor a questão (vergonha!).





Prova Comentada: História no Vestibular UFMG 2010 (1ª Etapa) foi produzido por Fabiana Léo a partir da PROVA DE HISTÓRIA - 1a Etapa - Caderno 1 e do respectivo Gabarito, disponibilizados pela Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) - UFMG e está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso Não-Comercial - Compartilhamento pela mesma licença. Consulte a autora sobre as condições de uso deste material.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vou indicar seu blog para alguns amigos que vão fazer vestibular este ano, ok?? o/

Fabi disse...

Indique sim, eu agradeço!
Beijo!

Unknown disse...

admiro e parabenizo pessoas com a mesma atitude q a sua.obrigado

Nat Iglésias disse...

Muito legal seu blog Fabi!

Como quero fugir do meu curso maligno e não sei se vou conseguir a reopção (Deus, juro que se conseguir passo 5 min sem mandar vibrações negativas), vou pedir sua ajuda e consultar seu blog se tiver que prestar vestibular(regresso)= )

clique documental disse...

Fabi que fantástica sua iniciativa.
Minina irei tentar ano que vem obter um novo título na federal, para tal, terei que realizar provas de geografia e história. Ai meu Deus!
Vc acredita que a ufmg não irá mais lançar os cadernos de prova. o ÚLTIMO publicado data em 2008, aff maria! rs

Eita

Bjinhos fofos

Unknown disse...

Olá. Aprecio a sua iniciativa em promover ou ampliar os conhecimentos dos estudantes. Comentarei a questão 32 e, caso você se interesse, predisponho-me a discutir outras. A letra A está incorreta,pois a origem da crise do petróleo foi consequência dos conflitos regionais no Oriente Médio, com destaque para a guerra do "Yom Kippur"(1973),que se tratou de uma tentativa dos países árabes para retomar as áreas ocupadas por Israel na Guerra dos 6 dias(coincidentemente 6 anos antes da referida acima,ou seja,1967).As exportações,ao contrário do que afirma a assertiva,são a principal fonte de riqueza da região, não havendo interesse em interropê-las.Quanto ao canal de Suez(aquele que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho), este não estava ocupado na referida data, apesar de ter sido bloqueado pelo Egito em 1975, fato que nem sequer vem ao caso para esta questão, pois a Crise do Petróleo se originou em 1973.